segunda-feira, março 07, 2005

Portugal e a Suécia

Vale a pena ler estas linhas retiradas da coluna 100% do Niculau Santos na última edição do Expresso.

"O REGIME Geral da Função Pública em Portugal é constituído por dois grossíssimos volumes, com mais de 1500 páginas cada um, a que se segue um conjunto de opúsculos, que vão sendo publicados, o último dos quais data de 25 de Setembro de 2002 - e o primeiro decreto, ainda em vigor, remonta a 2 de Março de 1929! No total, são mais de 4000 os artigos que regulam as carreiras, promoções, subsídios de Natal e de férias, regime de doenças e de requisição dos 700.000 funcionários públicos portugueses.

Em contrapartida, o mesmo regime na Suécia é regulado por uns singelos 42 artigos, que cabem numas modestíssimas quatro páginas em formato A5(...)

No nosso país há cerca de 2300 categorias profissionais (contra 300 na Suécia), algumas delas estranhíssimas. No Ministério da Agricultura existem as carreiras/categorias de maioral, de cocheiro, de perceptor e de maquinista desinfectador - sendo de referir a grande especialidade dos verificadores, já que existe o verificador-chefe, verificador principal, verificador de 1ª e de 2ª classe e verificador auxiliar de 1ª classe e 2ª classe!"

Palavras para quê?

Sem comentários: