sábado, março 19, 2005

Mega Embrulhada

Mariano Barreto (treinador do Marítimo - 6º classificado da superliga) demitiu-se por ter sido envolvido por Catalina Pestana no Processo Casa Pia. Esta notícia suscita-me várias inquietações:

1. Pode ser que consigamos agora fundir os mega-processos Apito Dourado e Casa Pia (o marítimo tem sido investigado em relação ao processo Apito Dourado, existem envolvidos conhecidos por bibi em ambos os processos e a Casa Pia tem um clube de football - este conjunto de factos só por si constituem já uma prova mais sólida do que a maior parte das que têm vindo a lume em qualquer dos dois processos). Esta fusão de processos traria inúmeras vantagens, entre elas:
1.1. Podemos acusar e condenar o Carlos Silvino também por toda a corrupção e demais ilegalidades do football português, limpando nomes como Pinto da Costa, Valentim Loureiro e demais suspeitos. Duma só cajadada faz-se justiça, evitam-se ondas e mantém-se o status quo. Com sorte damos também por resolvidas as incómodas dívidas ao fisco e a trapalhada do Toto-Negócio.
1.2. O Presidente do Sporting deixa de ser o único a fazer figura de urso ao culpar o sistema por tudo o que acontece. Poderemos ver os advogados de Carlos Cruz ou de Jorge Rito a culpar o sistema pelos abusos aos alunos da Casa Pia.
1.3. Poupam-se imensos recursos:
1.3.1. Juntando os dois processos poupamos em esforço do sistema judicial contribuindo para o objectivo de seis meses de férias judiciais por ano.
1.3.2. Os media podem poupar nas equipas de "reportagem" à porta de casa dos intervenientes, no trajecto, a inquirir "cidadãos anónimos" e até se poupam umas tantas fontes anónimas.
1.3.3. Poupamos todos nós em disponibilidade de espírito pois sabemos como vai acabar não um mas dois mega-processos – com a prisão do Carlos Silvino.

2. Fica mais uma vez provado que abusar de Crianças da Casa Pia faz mais pela carreira do que entrar para a Maçonaria. Tirando o Carlos Silvino que era angariador, todos os outros envolvidos são pessoas de grande projecção mediática e/ou de grande sucesso na carreira.
2.1. Aliás o lobby é tão poderoso que basta falar ao telemóvel com um colega de governo de um suspeito não indiciado de abusos a crianças da Casa Pia para se chegar a Presidente da República.

3. Isto começa a lembrar o caso Roswell. Há 30 anos que se ouve falar no assunto, toda a gente sabe que os americanos têm extraterrestres em seu poder, existem filmes e fotografias, mas nunca foi apresentada uma única prova. O trágico é que neste caso parece não haver dúvidas que existem vítimas (e muitas).

4. Ou alguém tira rapidamente uns coelhos da cartola ou não pode ficar pedra sobre pedra no sistema judicial português. Todos os dias se atira mais um nome para a lama e tudo isto me parece (espero estar errado) tão inconsistente que só pode acabar mal. E nesse caso teremos, todos nós, abusado destas crianças mais uma vez. E teremos feito mais umas vítimas pelo caminho...

Sem comentários: