sábado, março 26, 2005

The Life Aquatic with Steve Zissou


Depois de ter gostado imenso do "The Royal Tenenbaums" fui ver o último filme de Wes Anderson: "The Life Aquatic with Steve Zissou". Uma brincadeira à volta dos documentários de Jacques Cousteau.

Trata-se um filme para quem goste de filmes bem dispostos, com um elenco fantástico, em que todos parecem estar a trabalhar por gosto e em que quase conseguimos intuir as gargalhadas que devem ter sido dadas durante a rodagem.
O elenco inclui Bill Murray (que apesar de recuperado em "Lost in Translation" e de já vir a fazer papeis interessantes - incluindo a participação em "The Royal Tenenbaums" - continua a ser visto como "aquele gajo do Ghostbusters"), Cate Blanchett, Anjelica Huston, Willem Dafoe e Jeff Goldblum. Todos fantásticos. Inclui ainda um actor/cantor brazileiro "Seu Jorge" que, com a sua viola, vai cantando, à laia de banda sonora, temas de David Bowie adaptados para português.

Em termos de estética este "Life Aquatic..." é um achado, inclui um cenário tipo "casa de bonecas" em formato de barco que permite cenas hilariantes e as cenas subaquáticas acrescentadas por animação estão mais próximas de um "screen saver" do que de um documentário de Cousteau.
Este tipo de cenário "fantasioso", que podemos encontrar por exemplo em filmes de Jean Jeunet ou de Tim Bourton, por oposição ao pseudo-hiper-realismo do cinema de Hollywood (em que quando dois carros colidem a explosão é tecnicamente perfeita mas todos sabemos que se os carros explodissem sempre que colidem já não teríamos carros em Portugal) enche-me as medidas.

Um aviso: tenho lido muitas críticas más a este filme que, é fácil perceber porquê, não é para toda a gente. Eu gostei muito.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ando por aqui a comentar tudo o que tem a ver com cinema... este filme ainda não o vi, mas tenho grande curiosidade. E depois de ter lido este post, acho que o filme não passa deste fim-de-semana!
Tenho fome de uma "comédia" que valha a pena, não para dar imensas gargalhadas, mas simplesmente para me salvar de maus pensamentos.
O Owen Wilson, só por si, costuma ter esse efeito em mim. Se além dele juntarmos todo o fantástico casting deste filme... Hurray!
PM

Anónimo disse...

o elenco é realmente muito bom. escolhido a dedo:) não me ri muito, tem até partes bem amargas.