quarta-feira, agosto 09, 2006

As Férias do Gervásio

Cruzei-me hoje com o Gervásio (o macaco que dá lições de separação de lixos aos humanos menos eco-conscientes). Ia cabizbaixo, meio deprimido apesar das férias. Reconheci-lhe os sintomas e, qual Dr. House, fiz diagnóstico pronto. É que em Soltroia, onde estou (estamos) a passar férias, não há nem ecopontos nem recolha selectiva de lixos. Se se tratar de um fim-de-semana, ainda podemos acomular os diferentes resíduos para serem reciclados em Lisboa, mas numas férias mais longas torna-se impossível não deitar para o lixo material que poderia ser reciclado. E desperdiçar formação tão intensiva como a do Gervásio deprime qualquer um...

[Errata]: Acabei de consultar a sociedade pontoverde na Internet e descobri que estão colocados 4 ecopontos em Soltroia. Vou encontrar-me com o Gervásio para podermos procurar ;)
[1º] Encontrado junto ao Café Troia Azul. É só um vidrão, mas do mal o menos. Já tenho destino para as garrafas. A demanda continua.

E Vão Duas...

Francis Obikwelu é o novo campeão da Europa dos 100m.

terça-feira, agosto 08, 2006

E Vai Uma...

João Vieira foi medalha de Bronze nos 20Km marcha masculinos dos Europeus de Atletismo, estabelecendo um novo record nacional.

Sprinter de dia, "volta para a tua terra" à noite

Numa altura em que todos esperámos milagres de Deco e em que nos preparamos para comemorar as, eventuais, medalhas do Obikwelu a Secção Portuguesa da AI lançou uma campanha contra a discriminação de imigrantes. Parabens à AI e aos Obikwelus que dividem conosco um destino comum.

domingo, agosto 06, 2006

Vencer a Guerra do Iraque

A victória americana no Iraque deixou de ser uma questão militar para passar a ser uma questão linguística. Da perspectiva militar, está mais do que visto que os Americanos não têm saída honrosa do buraco em que se meteram (ainda esta semana generais americanos confessaram o Iraque à beira da guerra civil). Assim, resta-lhes a re-definição (aliás já iniciada) de vitória.
O objectivo da guerra no Iraque pode passar a (aqui seguem algumas sugestões):
- Substituir o tirano absoluto do Iraque por vários tiranos, cada um pela sua facção. Sendo vários, por definição, nenhum é absoluto. Se quiserem ser mais ambiciosos, podem arriscar um pouco mais e propor-se substituir por um conjunto de tiranos em que nenhum se chame saddam.
- Distribuir os campos de treino da al-quaeda, inicialmente só no afeganistão, por todo o médio oriente (Iraque, Irão, Líbano, com sorte Arábia Saudita) , evitando assim as cinergias da proximidade.
- Diminuir as possibilidades de mais uma guerra Irão/Iraque, sempre sanguinárias, substituindo o governo laico do Iraque por uma república Islâmica Xiita.

Tenho a certeza que os brilhantes estrategas de washington conseguirão encontrar razões ainda mais relevantes para cantar victória.

sábado, agosto 05, 2006

Boas Notícias ?!?

Farto da transposição imediata para os meios de comunicação social de qualquer mau indicador acerca de Portugal, fui ao Eurostat à procura de boas notícias para vos dar. A consulta não é aconselhável a idosos, crianças e pessoas susceptiveis.

PS: Quanto às boas notícias continuo à procura...

sexta-feira, agosto 04, 2006

A Famosa Democracia II

Espero que fosse claro que quando defendi que os movimentos extremistas Islâmicos se combatiam nas escolas não advogava (como está agora a acontecer) o bombardeamento das madrassas.
Se bombardearem as escolas eles estudam na rua, mas com mais afinco. A educação dos Taliban combate-se com educação laica.

Reason to Believe by Bruce Springsteen

Seen a man standin' over a dead dog lyin' by the highway in a ditch
He's lookin' down kinda puzzled pokin' that dog with a stick
Got his car door flung open he's standin' out on highway 31
Like if he stood there long enough that dog'd get up and run
Struck me kinda funny seem kinda funny sir to me
Still at the end of every hard earned day people find some reason to believe

Now Mary Lou loved Johnny with a love mean and true
She said "Baby I'll work for you every day and bring my money home to you"
One day he up and left her and ever since that
She waits down at the end of that dirt road for young Johnny to come back
Struck me kinda funny seemed kind of funny sir to me
How at the end of every hard earned day people find some reason to believe

Take a baby to the river Kyle William they called him
Wash the baby in the water take away little Kyle's sin
In a whitewash shotgun shack an old man passes away take his body to the graveyard and over him they pray Lord won't you tell us
tell us what does it mean
Still at the end of every hard earned day people find some reason to believe

Congregation gathers down by the riverside
Preacher stands with his Bible groom stands waitin' for his bride
Congregation gone and the sun sets behind a weepin' willow tree
Groom stands alone and watches the river rush on so effortlessly
Wonderin' where can his baby be still at the end of every hard earned day people find some reason to believe

Estado de Saúde de Fidel Castro Classificado como Segredo de Estado

Duas velhotas foram fuziladas por lhe desejar as melhoras.

quinta-feira, agosto 03, 2006

A Lula e a Baleia

Tratando-se de um filme escrito e dirigido por Noah Baumbach co-autor do argumento de "The Life Aquatic with Steve Zissou" e discípulo de Wes Anderson, fui, por fim, ver o muito aclamado "The Squid and the Whale".

Sendo a desilusão função da espectativa, saí desiludido. Faltam o burlesco e o ângulo ridículo em que Wes Anderson se especializou a focar os dramas que apresenta. Apesar sa similitude de temas (famílias disfuncionais) não é um "The Royal Tenenbaums". "The Squid and the Whale" vale, no entanto, a pena ser visto.

terça-feira, agosto 01, 2006

Motivos de Interesse

Com o Mundial terminado, a liga Portuguesa de Football por começar e os políticos de férias, restavam-me inquéritos idiotas, e outras habilidades editoriais afins, para me preencher o vazio entre a piscina que não aprecio e a praia que desprezo.
Restavam, disse bem. Porque mais uma vez guerras, horrores e mortandades vieram em meu auxílio para preencher o heter, páginas de jornais e pacotes IP (Internet para os amigos).

Vivam Israel, o Líbano e o Hezboulah! Esta guerra vai dar pelo menos até ao fim de Agosto.

sexta-feira, julho 28, 2006

A Famosa Democracia

Bush e Blair continuam a querer ir defender a Democracia para outros países. Agora o Líbano.
Serão assim tão cegos? Qual Democracia é que se defende assim? Não é de certeza a governação da maioria.
Argélia - long time ago - eleições, ganhou o FIS (os Islâmicos) apoiámos todos uma outra solução.
Mais recentemente - Palestina: eleições, ganhou o Hamas, ninguem tem vontade de ser Democrata.
No Líbano, o Hezboulah é uma força política presente no parlamento. E após os bombardeamentos aposto que ganhavam as hipotéticas eleições democratas.

Estes movimentos têm de ser combatidos onde ganham força. No terreno a apoiar as populações, nas escolas a dar estudos às crianças, nos hospitais a tratar dos enfermos, etc. etc.
Não enche telejornais mas até sai mais barato.

quarta-feira, julho 26, 2006

Teste Psicotécnico

Mostram-me uma pagina com quadrados de diferentes cores numerados de um a quinze.
- Qual Prefere? E a seguir? E a seguir? Qual a que gosta menos? E se não houvesse essa?
As páginas sucedem-se. As cores intercruzam-se e confundem-se. Veredicto: sou orientado para as pessoas, firme mas sensível. BOLAS, sabia que não devia ter escolhido o cor-de-rosa.

Fraudes

A paixão é como a fome, compele-nos a saciála. O Amor cultiva-se, não se sacia.
Hoje ouvi mais uma entrevista com o Pedro Paixão. Tal como a paixão suou-me a fraude, o Pedro.

segunda-feira, julho 03, 2006

Onde ficou a credibilização da vida política?

«Arranjem lá um grupo e corram-nos [os fiscais] à pedrada».
Onde ficou a credibilização da vida pollítica que Marques Mendes tinha vindo (e bem) a fazer? Este senhor não tem condições para se manter à frente da Associação de Municípios.

Problemas de Peso

Não pude (?) evitar ouvir a conversa entre duas senhoras com aspecto anorético que frequentam o mesmo ginásio que eu. Dizia uma para a outra:
- Nem queria acreditar quando vi as fotos do baile, nem vou ficar com nenhuma. Estava escanzelada! Parecia uma refugiada... só pele e ossos.
- Não é verdade - retorquiu a amiga apontando para o braço dela.
- Aquele vestido faz-me mais magra, eu já devia saber! Nunca mais o uso.
- Pois é...
- Uma refugiada... só pele e ossos... Quando digo a alguém que já pesei 78 quilos nem acreditam.

Escusado será dizer que aquelas duas senhoras são a inveja de meio ginásio.

sábado, junho 17, 2006

Descobrir o Brasil

Pacote a pacote, charter a charter vamos re-descobrindo o Brasil de calções e t-shirt.

Mais uma Tragédia Americana

Uma pessoa entrou numa reunião de cariz religioso, numa pequena comunidade dos Estados Unidos, ateando fogo às instalações tendo matado 4 pessoas e fazendo 15 feridos (ver notícia).

Os Congressistas Democratas vão propor uma lei federal que proíba a venda de fósforos e velas a beatas de origem açoreana, a maioria republicana prefere que o FBI aperte a vigilância às comunidades de fanáticos religiosos com ascêndência estrangeira.

quinta-feira, junho 15, 2006

Não se Faz...

O suícidio de prisioneiros em Guantanamo é "an act of asymmetrical warfare waged against us" segundo o Comandante do Campo. Vale a pena ver a notícia.

Podemos Reproduzí-los em Cativeiro

“Há Estados que não têm qualquer viabilidade. Não têm estrutura jurídica, ou económica para suportarem os custos da independência. Não terão outra alternativa senão tornar-se protectorados de nações mais evoluídas. O mesmo se passa com alguns animais cuja sobrevivência depende da protecção que lhes é dada por organizações internacionais, por exemplo os animais em vias de extinção.”

Isto foi dito pelo ex Bastonário da Ordem dos Advogados José Miguel Júdice à Antena 1. (encontrado no Baixa Autoridade)

O PSD na Vanguarda

Depois não venham queixar-se que o essencial ficou por fazer (encontrado no "Canhoto").

domingo, maio 28, 2006

O Jerónimo de Sousa Bem que nos Avisou



Retirado de A Vaca Louca e Seu Badalo.

E a Intolerância Aqui Tão Perto

Quando procurava referências ao meu blog (haverá acto mais narcisista?) deparei-me com um blog que o referenciava (a ele e a outros 4,7 biliões) no qual encontrei este post.
Um verdadeiro tratado de recalcamentos esse "senhor".

A Tortura dos Outros - a não perder...

O DN publica um artigo de opinião de Fernanda Câncio com o qual não podia estar mais de acordo.
O mundo não é a preto e branco, claro que estando em cargos de responsabilidade temos, às vezes, de ordenar actos com os quais não concordamos, mas parece-me evidente que aquele vale tudo do 24 é muito redutor. O brilhante "West Wing" (Os Homens do Presidente) parece-me muito mais equilibrado na discussão que tem, por exemplo, a propósito da ratificação ou não do tratado de Roma que institui o Tribunal Penal Internacional.

sábado, maio 27, 2006

Sexta à noite - jantar com (des)conhecidos

Bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla (risos).

Bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla (mais risos).

Bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla (risos histéricos induzidos pelo álcool).

Porque é que nunca há um bombista suícida quando precisamos dele?!?

quinta-feira, maio 11, 2006

Portugal no seu melhor

Ontem ouvi uma sequência na tsf que me fez logo apetecer escrever outra vez no blogue (coisa que nem sei há quanto tempo não fazia), empurrado pela minha irmã mais nova cá vou eu.

No programa fórum começaram por interrogar o presidente do colégio de obstetrícia da Ordem dos Médicos sobre o que achava do fecho das maternidades. Ele, grosso modo, disse que concordava invocando razões técnicas.
De seguida deram voz ao povo na pessoa de uma ouvinte, que disse que aquele senhor não percebia nada do que estava a dizer porque nunca tinha sido mãe.
Sempre a piorar o ouvinte seguinte argumentou que o PS tinha qualquer coisa contra o Hospital de Abrantes e eu, felizmente para a minha sanidade mental cheguei ao meu destino e desliguei o rádio.

segunda-feira, novembro 14, 2005

Imigrante Cumpridor

Em França dizem que a única lei que os Portugueses (a comunidade de Portugueses lá radicada) não respeita é a das 35 horas de trabalho.
Assim não admira que a comunidade Portuguesa não tenha problemas. O bom imigrante é o que trabalha muito, não chateia e no fim vai embora.

quarta-feira, novembro 02, 2005

A Mulher do Ministro

Diz o ditado que à mulher de César não basta ser séria, tem de o parecer. A ser verdade que Jorge Coelho comprou o escritório particular ao construtor a quem tinha comprado, sem concurso, o edifício para a Loja do Cidadão (por um milhão de contos mais trocos)Jorge Coelho não poderia desposar César.
Jorge Coelho diz-se impoluto e incorruptível. Esperemos que sim, mas não parece.

terça-feira, novembro 01, 2005

E o Terramoto aqui tão Perto

As comemorações dos 250 anos do terramoto de Lisboa são uma boa oportunidade para nos interrogarmos acerca da falta de interesse geral sobre o sismo que abalou a Ásia, e em particular o Paquistão e a Índia. As Nações Unidas referem-se a esse sismo como o pior pesadelo de sempre no Paquistão, afirmando que as consequências do sismo terão sido ainda mais graves do que as do tsunami.
Talvez tenham faltado umas cabeleiras loiras e olhos azuis à tragédia para despoletar a solidariedade internacional.

sábado, outubro 29, 2005

O Olho de Deus

O Olho de Deus Fotografado pela NASA

Impasse? Qual Impasse?

Diz-se que Sócrates se encontra numa encruzilhada: ou cumpre a promessa eleitoral de fazer o referendo à IVG, não defraudando quem votou PS assumindo que ele seria realizado, ou altera desde já a lei não defraudando todos os que assumiram que o problema seria resolvido de forma célere pelo governo PS.
Há, no entanto, uma outra solução: Sócrates altera já a legislação, agendando desde já o referendo para Setembro de 2006.
Cumpre a promessa de resolver o problema (evitando que mais mulheres portuguesas morram ou fiquem estropiadas em "clínicas de vão de escada") dando ao mesmo tempo, a última palavra à sociedade portuguesa, mas com conhecimento de causa por ter experimentado as duas opções.

É ousado, mas exige-se ousadia.

Pequena Política e Pequenos Políticos

Marques Mendes voltou a dar um exemplo de pequena política. Ao responder, confrontado com o chumbo do Tribunal Constitucional ao referendo à IVG antes de Setembro de 2006, que Sócrates tinha de reconhecer a derrota política mostrou ao que anda.

O que seria de esperar daqueles que nos governam ou que aspiram a tal (Marques Mendes enquadra-se em ambos os casos) é que procurem soluções que achem justas e correctas e se batam por elas. Não que andem na política como quem joga xadrez, todas as jogadas são boas desde que prejudiquem o adversário.
Curiosamente esta questão do referendo à IVG tinham já começado com outro jogador de pequena política. Já Marcelo Rebelo de Sousa tinha proposto o referendo como forma de desgastar o governo então em funções.

Numa altura em que o governo até tem tido a coragem de tomar algumas medidas impopulares, que não visam apenas o dividendo político, e que já custaram uma derrota nas autárquicas ao PS, o PSD tem a responsabilidade de indicar o caminho que considera correcto, aplaudindo as medidas com que concordar, e propondo alternativas para aquelas de que discorde. Porque, para as medidas de que o país precisa, os apoios ao governo nunca virão da sua esquerda.
A lógica de isolamento e oposição a todo o custo só pode levar a soluções Limianas (com a resalva que o governo actual tem maioria absoluta e muito mais vontade de tomar as medidas necessárias do que o de António Guterres).

segunda-feira, outubro 17, 2005

Merchandising Clubístico

Para resolver os problemas financeiros dos clubes, estes deviam lançar uma l,inha de lenços brancos com as respectivas marcar. Vendiam-se mais do que caxecois.

domingo, outubro 16, 2005

Presidencialismo à Sarmento

Morais Sarmento defende hoje nume entrevista ao Diário Económico que Cavaco Silva apresente um programa de governo para ser sufragado nas Presidenciais, passando a partir daí a impor esse programa ao governo sob ameaça de dissolução da Assembleia da República.

"(...) o Presidente deixa de estar às quintas-feiras a receber o primeiro-ministro para comentar a situação do país e passa a estar às quintas-feiras a receber o PM para julgar em que medida o Governo está ou não a cumprir as directrizes. Enquanto estes pontos forem respeitados na livre decisão do Governo, tudo bem. Quando qualquer destes pontos for tocado, o Governo terminou nesse dia. Com ou sem maioria."

sábado, outubro 15, 2005

Portugal fez tudo errado, mas correu tudo bem

Enviaram-me este texto (incluíndo o título) como sendo do João Cesar das Neves. Não sendo ele um dos meus colonistas favoritos, penso, no entanto, que este texto vale a pena.

Esta é a conclusão de um relatório internacional recente sobre o desenvolvimento português.

Havia até agora no mundo países desenvolvidos, subdesenvolvidos e em vias de desenvolvimento. Mas acabou de ser criada uma nova categoria: os países que não deveriam ser desenvolvidos. Trata-se de regiões que fizeram tudo o que podiam para estragar o seu processo de desenvolvimento e... falharam.

Hoje são países industrializados e modernos, mas por engano. Segundo a fundação europeia que criou esta nova classificação, no estudo a que o DN teve acesso, este grupo de países especiais é muito pequeno. Alias, tem mesmo um só elemento: Portugal.

A Fundação Richard Zwentzerg (FRZ), iniciou há uns meses um grande trabalho sobre a estratégia económica de longo prazo. Tomando a evolução global da segunda metade do século XX, os cientistas da FRZ procuraram isolar as razões que motivavam os grandes falhanços no progresso. O estudo, naturalmente, pensava centrar-se nos países em
decadência. Mas, para grande surpresa dos investigadores, os mais altos índices de aselhice económica foram detectados em Portugal, um dos países que tinha também uma das mais elevadas dinâmicas de progresso.

Desconcertados, acabam de publicar, à margem da cimeira de Lisboa, os seus resultados num pequeno relatório bem eloquente, intitulado: "O País Que Não Devia Ser Desenvolvido - O Sucesso Inesperado dos Incríveis Erros Económicos Portugueses."

Num primeiro capítulo, o relatório documenta o notável comportamento da economia portuguesa no último meio século. De 1950 a 2000, o nosso produto aumentou quase nove vezes, com uma taxa de crescimento anual sustentada de 4,5 por cento durante os longos 50 anos. Esse crescimento aproximou-nos decisivamente do nível dos países ricos. Em 1950, o produto de Portugal tinha uma posição a cerca de 35 por cento do valor médio das regiões desenvolvidas. Hoje ultrapassa o dobro desse nível, estando acima dos 70 por cento, apesar do forte crescimento que essas economias também registaram no período. Na generalidade dos outros indicadores de bem-estar, a evolução portuguesa foi também notável.

Temos mais médicos por habitante que muitos países ricos. A mortalidade infantil caiu de quase 90 por mil, em 1960, para menos de sete por mil agora. A taxa de analfabetismo reduziu-se de 40 por cento em 1950 para dez por cento.

Actualmente a esperança de vida ao nascer dos portugueses aumentou 18 anos no mesmo período. O relatório refere que esta evolução é uma das mais impressionantes, sustentadas e sólidas do século XX. Ela só foi ultrapassada por um punhado de países que, para mais, estão agora alguns deles em graves dificuldades no Extremo Oriente.
Portugal, pelo contrário, é membro activo e empenhado da União Europeia, com grande estabilidade democrática e solidez institucional. Segundo a FRZ, o nosso país tem um dos processos de desenvolvimento mais bem sucedidos no mundo actual.

Mas, quando se olha para a estratégia económica portuguesa, tudo parece ser ao contrário do que deveria ser. Segundo a Fundação, Portugal, com as políticas e orientações que seguiu nas últimas décadas, deveria agora estar na miséria. O nosso país não pode ser desenvolvido. Quais são os factores que, segundo os especialistas,
criam um desenvolvimento equilibrado e saudável? Um dos mais importantes é, sem dúvida, a educação.

Ora Portugal tem, segundo o relatório, um sistema educativo horrível e que tem piorado com o tempo. O nível de formação dos portugueses é ridículo quando comparado com qualquer outro país sério. As crianças portuguesas revelam níveis de conhecimentos semelhantes às de países miseráveis. Há falta gritante de quadros qualificados. É evidente que, com educação como esta, Portugal não pode ter tido o
desenvolvimento que teve. Um outro elemento muito referido nas análises é a liberdade económica e a estabilidade institucional. Portugal tem, tradicionalmente, um dos sectores públicos mais paternalista, interventor e instável do mundo, segundo a FRZ. Desde o "condicionamento industrial" salazarista às negociações com grupos económicos actuais, as empresas portuguesas vivem num clima de intensa discricionariedade, manipulação, burocracia e clientelismo.
O sistema fiscal português é injusto, paralisante e está em crescimento explosivo. A regulamentação económica é arbitrária, omnipresente e bloqueante.

É óbvio que, com autoridades económicas deste calibre, diz o relatório, o crescimento português tinha de estar irremediavelmente condenado desde o início. O estudo da Fundação continua o rol de aselhices, deficiências e incapacidades da nossa economia. Da falta de sentido de mercado dos empresários e gestores à reduzida integração externa das empresas; da paralisia do sistema judicial à inoperância financeira; do sistema arcaico de distribuição à ausência de investigação em tecnologias. Em todos estes casos, e em muitos outros, a conclusão óbvia é sempre a mesma: Portugal não pode ser um país em forte desenvolvimento.

Os cientistas da Fundação não escondem a sua perplexidade. Citando as próprias palavras do texto: "Como conseguiu Portugal, no meio de tanta asneira, tolice e desperdício, um tal nível de desenvolvimento? A resposta, simples, é que ninguém sabe.

Há anos que os intelectuais portugueses têm dito que o País está a ir por mau caminho. E estão carregados de razão. Só que, todos os anos, o País cresce mais um bocadinho. "A única explicação adiantada pelo texto, mas que não é satisfatória, é a incrível capacidade de improvisação, engenho e "desenrascanço" do povo português. "No meio de condições que, para qualquer outra sociedade, criariam o
desastre, os portugueses conseguem desembrulhar-se de forma incrível e inexplicável." O texto termina dizendo:
"O que este povo não faria se tivesse uma estratégia certa?".

Produtividade no Trabalho

Carta de Valentim Loureiro aos Gondomarenses

Tomada de Posi��o Inequ�voca!

sexta-feira, outubro 14, 2005

Tens a 4ª Classe és Ambicioso

segundo o DN, citando as conclusões de uma dissertação de licenciatura de um capitão da GNR, houve 2819 dias de faltas ao trabalho na GNR devido ao consumo excessivo de álcool entre Novembro de 1999 e Junho de 2004.

quarta-feira, outubro 12, 2005

domingo, outubro 09, 2005


Tempestade Tropical Vince Dirige-se para Portugal (forecast)

Assistindo às Eleições

Desde pequeno que gosto de assistir às noites eleitorais. Ultimamente essas noites têm sido cada vez mais curtas. Esta promete ser longa devido a uma falha no site do stape.

Deu-me gozo ir, mais uma vez, votar. Sempre gostei de votar e, mesmo indeciso, mesmo achando que nenhum dos candidatos merecia o meu voto (voto em Lisboa), nunca me ocorreu ficar em casa.

Os candidatos independentes marcaram estas eleições, para o bem e para o mal, mas marcaram também o final da situação em que os candidatos eram mantidos refens pelos partidos. E o desconforto do Jorge Coelho com esta situação só me dá uma garantia ainda maior que a evolução é positiva. Os votos não são dos partidos e hoje provou-se isso.

Para além do mais mantem-se a tradição. O partido do governo perde as eleições autarquicas, e por mais que digam, embora não se devam tirar consequências nacionais das eleições autarquicas, a leitura nacinal existe, como sempre existiu.

sábado, outubro 08, 2005

Sampaio Escreve a... Sampaio

Ouvi dizer que Jorge Sampaio, depois de ter escrito ao Presidente da Venezuela a interceder pelo co-piloto Português que se encontra em prisão preventiva há um ano, vai agora escrever ao Presidente Português a interceder por Carlos Silvino que se encontra em prisão preventiva há já 3 anos. TÁVA A BRINCAR! Não é necessário porque o limite para a prisão preventiva em Portugal é de 3 anos. Vão ter de o soltar na mesma. O trágico é que 3 anos em Portugal não sejam suficientes para chegar a um veredicto.

Estamos justamente indignados com o que se está a passar com 4 (apesar de 3 serem praticamente ignorados) cidadãos portugueses na Venezuela. Sentimo-nos impotentes e queriamos poder fazer mais. Comecemos cá dentro, onde milhares passam até 3 anos em prisão preventiva e onde poderíamos fazer mais. Todos nós e a começar no Presidente.

sexta-feira, setembro 30, 2005

De Mal a Pior

É impressão minha ou a política consegue estar ainda pior que as exibições do Sporting?

Garden State

O filme "Garden State" é a prova que para fazer bom cinema basta talento e película. Deu-me imenso gosto ver este filme, escrito dirigido e protagonizado por Zach Braff (da série "Scrubs"), sem efeitos especiais e sem grandes nomes do cinema mas muito bem realizado, muito bem filmado, e com uma banda sonora optima. Quanto ao resto, têm de ver o filme.


quinta-feira, setembro 22, 2005


Machu Picchu visto do espa�o (cortesia Google Earth)

Tirem-me deste Filme!

Segundo as sondagens Fátima felgueiras vai ganhar as eleições (por larga margem - 11% de vantagem sobre o PS que ficaria na 2º posição) à frente de um movimento chamado "sempre presente".
A democracia tem destas coisas. Às vezes exige uma grande dose de masoquismo.

quarta-feira, setembro 21, 2005

Boas Oportunidades

Quando oiço os políticos lembro-me sempre da mesma máxima:
Levamos 2 anos a aprender a falar e o resto da vida a aprender a estar calados.

Alerta Laranja nos Açores

Escaldados com os acontecimentos dos Estados Unidos, o Governo Regional dos Açores já tomou medidas para não ser apanhado com as calças na mão. Os escuteiros estão de prevenção.

Fátima Felgueiras Candidata-se como Independente

Sempre se confirma o Padre Frederico para número dois da lista?

segunda-feira, setembro 19, 2005


Foi para Evitar Isto que Inventaram o Cinto

Exercício de Tradução

Três bruxas olham para três relógios swatch. Qual bruxa olha para qual relógio swatch?

Versão Inglesa:
Three witches watch three Swatch watches. Which witch watches which Swatch watch?

Só para especialistas:
Três bruxas suecas e transsexuais olham para os botões de três relógios swatch suíços. Qual bruxa sueca transsexual olha para qual botão de qual relógio swatch suíço?

Versão Inglasa:
Three Swedish switched witches watch three Swiss Swatch watch switches. Which Swedish switched witch watch which Swiss Swatch watch switch?

Funcionalismo P�blico

Viewed from the earth, the Boomerang Nebula resembles its curved namesake, but when seen from the Hubble Space Telescope, it's more like an hourglass. The nebula is a reflecting cloud of dust and gas with two nearly symmetric cones of matter that is being ejected from a central star.

sexta-feira, setembro 16, 2005

Boys, Boys, Boys

Agora foi o António Vitorino. Parece que o único lobby que o Sócrates não afronta é o PS.

Quero Votar em Felgueiras...

Acabei de ver o debate entre Carmona Rodrigues e Manuel Maria Carrilho. Que inveja dos eleitores de Felgueiras, também posso mandar prender os meus candidatos?

sábado, setembro 10, 2005

A carreira de Walken

Estava a ver a apresentação do "Wedding Crasher" (nem quero saber qual o nome para Portugal) e não consigo deixar de me admirar. Como é que o actor que ganhou um Oscar pelo papel no Caçador, que é indiscutivelmente um grande actor, nas últimas décadas quase se limitou a fazer papeis secundários em filmes "da tanga" (abaixo está a filmografia dele das décadas de 90 e 2000). Tristemente há mais casos como o dele.


Actor - filmography

1. Click (2006) (filming) .... Morty
2. Domino (2005) (completed) .... Mark Heiss

3. Romance & Cigarettes (2005) .... Cousin Bo
4. Wedding Crashers (2005) .... Secretary Cleary
5. Around the Bend (2004) .... Turner Lair
6. The Stepford Wives (2004) .... Mike Wellington
7. Envy (2004) .... J-Man
8. Man on Fire (2004) .... Rayburn
9. True Crime: Streets of LA (2003) (VG) (voice) .... George
10. The Rundown (2003) .... Hatcher
11. Gigli (2003) .... Det. Stanley Jacobellis
12. Kangaroo Jack (2003) .... Sal Maggio
13. "Julius Caesar" (2002) (mini) TV Series .... Marcus Cato
14. Catch Me If You Can (2002) .... Frank Abagnale, Sr.
15. Plots with a View (2002) .... Frank Featherbed
16. Engine Trouble (2002/II) .... Rusty
17. The Country Bears (2002) .... Reed Thimple
18. Poolhall Junkies (2002) .... Mike
19. The Affair of the Necklace (2001) .... Count Cagliostro
20. America's Sweethearts (2001) .... Hal Weidmann
21. Joe Dirt (2001) .... Clem
22. Scotland, Pa. (2001) .... Lieutenant McDuff
23. Jungle Juice (2001) .... Roy
24. The Opportunists (2000) .... Victor 'Vic' Kelly
25. The Prophecy 3: The Ascent (2000) (V) .... Gabriel

26. Kiss Toledo Goodbye (1999) .... Max
27. Sarah, Plain and Tall: Winter's End (1999) (TV) .... Jacob Witting
28. Sleepy Hollow (1999) .... The Hessian Horseman
29. Madonna: The Video Collection 93:99 (1999) (V) .... Guardian Angel
30. Vendetta (1999/I) (TV) .... James Houston
31. Blast from the Past (1999) .... Calvin Webber
32. Antz (1998) (voice) .... Colonel Cutter
33. Trance (1998) .... Uncle Bill Ferriter
34. New Rose Hotel (1998) .... Fox
35. Illuminata (1998) .... Bevalaqua
36. The Prophecy II (1998) (V) .... Gabriel
37. Mousehunt (1997) .... Caeser, the Exterminator
38. Suicide Kings (1997) .... Carlo Bartolucci/Charlie Barret
39. Excess Baggage (1997) .... Raymond 'Ray' Perkins
40. Touch (1997/I) .... Bill Hill
41. Last Man Standing (1996) .... Hickey
42. The Funeral (1996) .... Ray
43. Basquiat (1996) .... The Interviewer
44. Celluloide (1996)
45. Privateer 2: The Darkening (1996) (VG) .... David Hassan
46. Ripper (1996) (VG) .... Det. Vince Magnotta
47. Nick of Time (1995) .... Mr. Smith
48. The Addiction (1995) .... Peina
49. The Prophecy (1995) .... Gabriel
50. Things to Do in Denver When You're Dead (1995) .... The Man With The Plan
51. Search and Destroy (1995) .... Kim Ulander
52. Wild Side (1995) .... Bruno Buckingham
53. Pulp Fiction (1994) .... Captain Koons
54. A Business Affair (1994) .... Vanni Corso
55. Wayne's World 2 (1993) .... Bobby Cahn
56. True Romance (1993) .... Vincenzo Coccotti
57. Scam (1993) (TV) .... Jack Shanks
58. Skylark (1993) (TV) .... Jacob Witting
59. All-American Murder (1992) (V) .... P.J. Decker
60. Grand pardon II, Le (1992) .... Pasco Meisner
61. Batman Returns (1992) .... Max Shreck
62. Mistress (1992) .... Warren Zell
63. Defenders of Dynatron City (1992) (TV) (voice) .... Dr. Mayhem
64. McBain (1991) .... McBain
65. Sarah, Plain and Tall (1991) (TV) .... Jacob Witting
66. King of New York (1990) .... Frank White
67. The Comfort of Strangers (1990) .... Robert

Parece que não sou só eu a queixar-me...

Recomendo este post - País tablóide (i) - do "Terras do Nunca".

É bom ver a Democracia a Invadir o Médio Oriente

Retirado do Publico

---

O Presidente Hosni Mubarak venceu as primeiras eleições multipartidárias jamais organizadas no Egipto com 88,5 por cento dos votos(...) A participação (...) foi de 23 por cento (... num) escrutínio histórico manchado de violações, segundo as organizações não governamentais locais (...) No poder há 24 anos, Mubarak foi eleito para um quinto mandato de seis anos (...)

---

É sempre um prazer ver a Democracia em acção.

sexta-feira, setembro 09, 2005


A Super Bock continua em grande...

Batedores

domingo, setembro 04, 2005

New Orleans

Vejo tanta água e sinto uma urgência enorme de beber um daiquiri...

Venha o Mensalão

Se a versão Portuguesa do mensalão são os cargos de responsabilidade no Estado ou em grandes empresas com capitais públicos, então prefiro o mensalão. Assim como assim, faz menos estragos.
PS: Deixem o Paulo Macedo onde está que está muito bem...

sexta-feira, julho 15, 2005


Fa�a como o Maradona

quarta-feira, junho 22, 2005


Glorioso D�fice

quinta-feira, junho 02, 2005


Sanidade Mental

Publicidade de Peso III

Publicidade de Peso II

Publicidade de Peso I

terça-feira, maio 31, 2005

Apelo ao Patriotismo

Apelo ao patriotismo do Sr. Presidente da República para que faça uma presidência aberta do tacho e do gasto desnecessário. O roteiro é extenso e cheio de pontos de interesse cultural: do fernando Gomes às SCUTs passando pelos submarinos e pelas viagens de Falcon

domingo, maio 29, 2005


Confiança no Produto

Taça da Constituição - Final Antecipada

Enquanto o país se concentra na final da Taça de Portugal hoje é decidido em França muito do futuro próximo da União Europeia, e consequentemente de Portugal. Tem sido uma semana em cheio...

sexta-feira, maio 27, 2005

Para Quando as Dispensas na Função Pública?

Quem já teve alguma experiência de gestão até se arrepia com a ideia de manter pessoas sem que tenham funções a desempenhar. Só servem para tornar os sistemas ineficientes. Mais vale pagar-lhes subsídio de desemprego e ainda pode ser que venham a empregar-se no privado.

quinta-feira, maio 26, 2005

O Princípio do Utilizador Pagador

Discordo da manutenção das SCUTS. Penso que deviam ser introduzidas as portagens em, pelo menos, grande parte delas. Não por que seja grande adepto do princípio do utilizador/pagador que me parece ser a negação da solidariedade e impossível de aplicar como regra, mas apenas porque me parece que as alternativas (ter de arranjar o dinheiroa para as pagar) são mais prejudiciais para o país nesta altura. A alternativa de as pagar com mais impostos sobre os combustíveis é absurda do ponto de vista do crescimento do país.

Mas para quem defenda o princípio aqui ficam umas sugestões que eu aceitava de bom grado:
- Os submarinos serem pagos por quem os utiliza (para fazer política).
- Os Falcon serem pagos por quem viaja neles (incluindo o nosso cardeal).
- Os carros e motoristas.
- etc, etc...

Mais Imposto Sobre Combustíveis?

É uma bola de neve aumentar o importo sobre combustíveis. Parece-me um erro crasso. Mais grave do que o aumento do IVA pois esse incide essencialmente sobre o consumidor final.

Uma Boa Notícia

Acabam as promoções automáticas na função pública (isto a não ser que o governo não tenha força suficiente e acabe por ceder após negociação).
Promoções automáticas não fazem sentido. A única vantagem que eu lhes reconheço é que pelo menos não premeiam a incompetência (como certas regras que por aí andam). Premeiam toda a gente competente ou incompetente, só que ao premiar toda a gente não estão a premiar ninguém.

quarta-feira, maio 25, 2005

O Fernando Gomes Outra Vez?!?

Aumentem-nos os impostos, aumentem-nos a idade de reforma, criem propinas e taxas moderadoras e para cereja no topo do bolo congelem os salários. Tenho a certeza que com maiores ou menores sacrifícios havemos de sobreviver. Mas o Fernando Gomes na Galp? Isso é mesmo necessário? Tenham piedade!!!

PS: E a Fátima Felgueiras na Varig? Boa ideia, não? Agora que vamos ter participação na companhia deve-se arranjar um lugarzinho de administradora...

Perigos de Falar ao Telemóvel Enquanto se Conduz

Pois é, é realmente verdade que é perigoso! Estava a falar ao telemóvel enquanto circulava na A2, distraí-me não vi o carro que vinha atrás de mim e aconteceu... fui multado por excesso de velocidade.

Moral: se estiverem a conduzir em excesso de velocidade não deixem que o telemóvel vos distraia da vossa missão mais importante: estar atentoi aos carros que nos seguem com radares e aos carros parados na berma! E boa condução em excesso de velocidade (não pensem que acredito que não passam dos 120 nas autoestradas).

domingo, maio 22, 2005

10 às 19

Criei um segundo blog (que prevejo tenha ainda menos sucesso do que este) onde colocarei posts relacionados com temática ligada à minha profissão (Tecnologias de Informação,principalmente web-business). Desta forma poderei colocar alguns posts que me recusava a colocar aqui por este ser um blog de desabafo e pouco sério.
Podem encontrálo aqui.

sábado, maio 21, 2005

Choque Tecnológico

Precisei de renovar o Bilhete de Identidade. Obviamente, recorri à obra maior da governação Guterres: a Loja do Cidadão. Liguei-me à net, fui a www.lojadocidadao.pt seleccionei a loja das Laranjeiras, escolhi renovação de BI sem alteração de dados e touché: a senha desejada é a C, estavam 4 cabines a atender, ia no número 322, estavam a chamar o número 102, a média de atendimento era de 3m 12s por pessoa o que chutava a minha vez para daí cerca de 3 horas.
Agradeci mentalmente ao Guterres, não só o facto ia poder tratar do BI ao Sábado como ia ter a minha vida muito facilitada pelas novas tecnologias da informação. Só faltava tirar a senha, aguardar calmamente que passassem as ditas 3 horas e apresentar-me para assinar e sujar o indicador. Só faltava tirar a senha... só faltava tirar a senha... onde raio se tirava a senha? É fácil a senha tira-se na loja do cidadão, dirigi-me lá e esperei 3 horas em pé pela minha vez, tal como previsto e avisado pela tecnologia. Como diria o Sócrates... fiquei chocado.

E para Sobremesa um TAC à Cabeça

Todos sabemos o que acontece quando vamos jantar em grupo com a conta a dividir por todos no final. Desde o prato principal ao wisky, passando pela sobremesa, toda a gente olha para a ementa com um desprendimento com que não olha quando vai pagar a conta sozinho. Num jantar com 50 pessoas aquele wisky de €5 sai a 10 cêntimos e de qualquer das formas já estamos a pagar o vinho caro daquele senhor do canto que mal conhecemos.

Passa-se isto com a nossa relação com o estado. Se fossemos nós a pagar directamente as despesas que reclamamos enquanto cidadãos ou que não evitamos enquanto funcionários públicos e governantes de certeza que as veríamos com outros olhos.
Desde o hipocondríaco que passa o tempo todo a "exigir" aos médicos a repetição de exames caríssimos a todo o tipo de patologias para as quais não tem sintomas credíveis ao autarca que exige uma autoestrada sem portagens todos temos a noção que a dividir por todos custa pouco e ainda por cima o pagamento é diferido: e com sorte é diferido (com muitos juros à mistura) para a geração seguinte.

Com uma grande dose de coragem, gestão competente de cima a baixo e uma mentalidade nova poderíamos todos nós jantar melhor e pagar menos no fim.

quinta-feira, maio 19, 2005


Para o Ano Há Mais... e com o Peseiro.

quarta-feira, maio 18, 2005

Chinese Export

Ouvi uma vez que quando confrontaram um ministro Chinês acerca do facto dos produtos Chineses terem a etiqueta CE apesar de não obedecerem às normas dessa certificação, ele respondeu que para eles CE significava Chinese Export. Até as etiquetas de certificação eles copiam na lógica de contrafacção que seguem.

Vem isto a propósito de ter ouvido que a produção industrial Chinesa cresceu 16% de Abril de 2004 a Abril de 2005, tendo as exportações crescido 30%. São as consequências da entrada da China na WTO e são as consequências do efeito de boomerang dos feitiços que nós ocidentais andámos a lançar brincando a aprendizes de globalizador. Só que ao contrário da época dos descobrimentos, somos nós quem agora compra as missangas.

terça-feira, maio 17, 2005

Manobras Conjuntas

Para comemorar o dia da homofobia as milícias da Beira Alta e Trás-os-Montes efectuarão execícios conjuntos. Para o efeito serão largados vários homosexuais em Viseu.

segunda-feira, maio 16, 2005

Excesso de Velocidade

Tenho meditado muito acerca do que leva os governos a continuar a legislar que nem uns perdidos, sobre tudo e sobre todos, depois de passarem a governos de gestão. Sabem que é ilegítimo, sabem que não tem cobertura legal, sabem que será, muito provavelmente, revogado pelo governo seguinte.
Só encontro uma explicação para o fenómeno: o impulso reformador é tanto, levam tanta energia cinética, que não conseguem parar quando o sinal cai. Por isso tenho uma sugestão: de agora em diante todos os governos deveriam estar obrigatoriamente munidos de ABS (que como todos sabemos é o acrónimo de Algum Bom Senso). Assim não se arriscavam a ver a governação confiscada por 4 anos.

Este governo poderá começar já esta nova fase de legislação segura MAL ENCONTRE A CHAVE DA IGNIÇÃO.

O Candidato da Esquerda

O PS já nem o Manuel Alegre consegue convercer a candidatar-se à Presidência da República. A tal limitação de mandatos que é anti-democrática para todos os cargos menos para o PR está a dar jeito ao PSD. Porque o Sampaio já ganhou uma vea ao Cavaco e , com a esquerda com a expressão que tem actualmente, não tenho dúvidas que ganhava uma segunda vez.
Eu , pelo meu lado, sei quem gostaria de ver como candidato da Esquerda (ou pelo menos do PS) - Vitor Constâncio. Tem o perfil indicado para o cargo. Pena que não acredite que ele esteja para isso...

Bisnagas de Destruição em Massa

A minha mulher deu ao sobrinho uma bisnaga que parece um canhão e é certeira a 8 metros. Se ele tivesse petróleo no quintal esta era uma arma de destruição em massa.

domingo, maio 15, 2005

Grau de Desconfiança

O Expresso apresenta uma lista de profissões ordenadas pela confiança que os Portugueses têm nos que as exercem. Nessa lista as profissoões estão pontuadas de 1 (nenhuma confiança) a 4 (confiança absoluta).
A lista está ordenada (ordem crescente de confiança) da seguinte forma: Políticos em Geral (1,92), Deputados, Advogados, Governo, Juízes, Jornalistas, Primeiro-ministro, Padres, Bancários (2,49), Profissionais de sondagens (2,66), Polícias, Presidente da Républica, Professores do ensino Superior, Professores do Ensino Básico, Médicos, Enfermeiros e Bombeiros (3,32).

Várias curiosidades: à excepção do Presidente da Républica todos os agentes dos diferentes poderes: Legislativo, Executivo, Judicial e Jornalistas (4º poder) têm nota negativa. Os padres também estão classificados com nota negativa. Os funcionários públicos não ficam mal na fotografia.

quarta-feira, maio 11, 2005

Pinheiro suspeito de genocídio de sobreiros

Abel Pinheiro, Nobre Guedes, Telmo Correia e outros acharam que abater 2600 Sobreiros era de imprescindível interesse público. Por essas e por outras é que eu defendo a proibição do consumo de estupefacientes alucinogénicos nos conselhos de ministros.

terça-feira, maio 10, 2005

Angels In America (II)


Quem nunca viu a série é favor ir já ver que eu tenho uma qestão para pôr:
Porque é que o Joe Pitt (o mormon) é o único que não tem direito a redenção no fim?

O que terá levado o Tony Kushner (o argumentista) a fazer desaparecer Joe Pitt não o incluindo na cena final? Até o Roy Cohn teve direito ao perdão. Será que os pecados de Joe são maiores ou ele será apenas um personagem enzima (serve apenas para gerar reacções entre os outros personagens mas o autor não o leva a sério)?

Porque é que o Liedson não Gosta de Jogar Contra o Benfica?

Já na primeira volta Liedson tinha cortado uma jogada com o braço quando estava tapado com amarelos tendo o Sporting de antecipar o jogo da taça para limpar os amrelos do Liedson.

Sim, porque se não foi de propósito aquele senhor precisa de um upgrade ao processador.

domingo, maio 08, 2005

Angels In America


Vi em tempos na televisão o final do 5º (de 6) episódio da série Angels in América. Adorei o que vi e quando encontrei a série à venda comprei e vi. Passei os primeiro 4 episódios a tentar perceber porque tinha gostado tanto do excerto que tinha visto. Estava até um pouco desiludido. Vi hoje os episódios 5 e 6 e perdi todas as dúvidas - a série é excepcional.
A quem interessar Angels in America está disponível para aluguer (pelo menos no Blockbuster).

Deixo um excerto do final que eu tinha visto. Para quem nunca viu a série Roy está a morrer de SIDA e tem alucinações e Belize é o enfermeiro que lhe dá apoio durante a noite.

Roy Cohn: [under the impression that Belize is the Angel of Death] Let me ask you something, sir.
Belize: [going along with it] "Sir"?
Roy Cohn: What's it like? After?
Belize: After...?
Roy Cohn: This misery ends?
Belize: Hell or heaven?
[Roy indicates "Heaven" through a glance]
Belize: Like San Francisco.
Roy Cohn: A city. Good. I was worried... it'd be a garden. I hate that shit.
Belize: Mmmm. Big city. Overgrown with weeds, but flowering weeds. On every corner a wrecking crew and something new and crooked going up catty corner to that. Windows missing in every edifice like broken teeth, fierce gusts of gritty wind, and a gray high sky full of ravens.
Roy Cohn: Isaiah.
Belize: Prophet birds, Roy. Piles of trash, but lapidary like rubies and obsidian, and diamond-colored cowspit streamers in the wind. And voting booths.
Roy Cohn: And a dragon atop a golden horde.
Belize: And everyone in Balencia gowns with red corsages, and big dance palaces full of music and lights and racial impurity and gender confusion. And all the deities are creole, mulatto, brown as the mouths of rivers. Race, taste and history finally overcome. And you ain't there.
Roy Cohn: And Heaven?
Belize: That was Heaven, Roy.
Roy: The fuck it was.

Sessenta Anos sem Guerra

A Europa Ocidental está à 60 anos sem guerra. Claro que muitos desses países estiveram de alguma forma envolvidos em guerras nestes 60 anos, desde as guerras coloniais, às participações esporádicas em guerras como as Malvinas ou o Iraque, mas todas fora do território que compõe a actual União Europeia.

Sessenta anos sem guerra têm de deixar marcas. Para o bem e para o mal são cada vez mais as pessoas que só "conhecem" a guerra através de filmes, jogos e documentários. E não conhecer a guerra dá-nos a sensação de que a Paz é um dado adquirido, tal como a Liberdade e uma grande dose de Direitos Humanos.

A guerra tem mais encanto quando é virtual. Os espanhois perceberam isso depressa. Aos primeiros rebentamentos mudaram de vida e mandaram a guerra de volta para o noticiário das 8. Foram cobardes? Cometeram um erro no longo prazo? Talvez, mas estas avaliações também ganham perspectiva com o distanciamento, espacial ou temporal. Para um soldado britânico (mesmo que voluntário) a guerra no Iraque tem de certeza uma prioridade maior do que a 11ª posição para que os eleitores do Reino Unido a relegaram na classificação de importância nos temas em debate.

Em 60 anos passámos de constantes conflitos territoriais para lutas por fundos da PAC ou fundos de convergência numa macroestrutura que caminha rapidamente para um modelo federalizador de toda a Europa. E até a guerra está (trans)vestida de paz e os exércitos de forças de segurança. É assim que temos forças de manutenção de paz, polícias do mundo,etc.

Independentemente de todas as considerações estamos melhor assim e temos razões para comemorar estes 60 anos.

sábado, maio 07, 2005

Excesso de Zelo

O zelo com que os nossos juizes cuidam da justiça em Portugal não tem limites. O zelo e o altruísmo.

Os nossos juízes tendo 2 meses de férias judiciais aproveitam-nas para trabalhar. Mais ainda, aproveitam para trabalhar ainda mais. Sem o empecilho do funcionamento dos tribunais, os juízes conseguem trabalhar mais do que durante o periodo de trabalho.

Mas o altruismo vai mais longe. Perante a hipóteses de "sabotagem" do funcionamento dos tribunais mantendo-os abertos, os juízes defendem o seu direito a trabalhar durante as férias sacrificando, através da greve, aquilo que os carecteriza. Por nós avançam para a greve de zelo.

Em Terra de Cegos...

Depois da onda delirante de demagogia e populismo autofagicos do anterior governo, depois de uma direcção do PS que se deixou embrulhar no escandalo da Casa Pia, a nova vaga de líderes conseguiu uma coisa inédita: pela primeira vez em 20 anos de existência do painel do Expresso todos os líderes têm apreciação positiva.
Uns dos líderes são novos e ainda não tiveram oportunidade de provar nada, enquanto que outros têm andado em low profile mas os erros no passado recente foram tantos e as expectativas estão tão baixas que os novos líderes sobressaem. Além disso o Benfica vai à frente do campeonato, Sporting e Porto ainda o podem ganhar e o Sporting está na final da Taça UEFA, os impostos não subiram e o limite do défice não é para cumprir. Está tudo bem no rectangulo Luso.

A Última Revienga

Morreu Jorge Perestrelo.
Eu costumo dizer que se o meu rádio viesse sintonizado na TSF não precisava de botão de sintonização - ou oiço TSF ou desligo o rádio. E habituei-me a ouvir relatos na TSF ao ponto de aprender que muitas vezes a emoção do relato é superior à emoção do próprio jogo. E isso aprendi-o com o Jorge Perestrelo e com o Fernando Correia. Jorge Perestrelo já não está entre nós, vou sentir falta e o football português ficou a perder.

terça-feira, maio 03, 2005


Sem Comentários

Buracos

Segundo o Publico de Hoje

---
A Câmara do Porto decidiu hoje, em sessão privada, retomar as obras do túnel de Ceuta, de acordo com uma recomendação da assembleia municipal, depois de o Ministério da Cultura ter embargado os trabalhos por estarem a prejudicar o Museu Nacional de Soares dos Reis.
---

Não haverá nenhum túnel que corra bem? O do Marquês de Pombal parece uma montanha russa e ainda não está aprovado pelo LNEC (e se nunca aprovar o cruzamento com o metro?), o da Praça do Comércio continua com água (para quando?), CRIL nunca foi fechada porque o IPPAR vetou o tunel que deveria atravessar Benfica (por cortar um troço do Aqueduto das Águas Livres).

domingo, maio 01, 2005

Superliga

Por falar em estatísticas, alguem sabe onde posso obter estatísticas de ataques, remates, Penalties e livres? Porque (e não resisto a deixar extravasar o meu sportinguismo) sendo o sporting a equipa com mais ataques e mais remates parece-me que será das que de menos livres e penalties beneficiou.

PS: O que terá passado pela cabeça do arbitro no golo do Porto?