terça-feira, maio 31, 2005

Apelo ao Patriotismo

Apelo ao patriotismo do Sr. Presidente da República para que faça uma presidência aberta do tacho e do gasto desnecessário. O roteiro é extenso e cheio de pontos de interesse cultural: do fernando Gomes às SCUTs passando pelos submarinos e pelas viagens de Falcon

domingo, maio 29, 2005


Confiança no Produto

Taça da Constituição - Final Antecipada

Enquanto o país se concentra na final da Taça de Portugal hoje é decidido em França muito do futuro próximo da União Europeia, e consequentemente de Portugal. Tem sido uma semana em cheio...

sexta-feira, maio 27, 2005

Para Quando as Dispensas na Função Pública?

Quem já teve alguma experiência de gestão até se arrepia com a ideia de manter pessoas sem que tenham funções a desempenhar. Só servem para tornar os sistemas ineficientes. Mais vale pagar-lhes subsídio de desemprego e ainda pode ser que venham a empregar-se no privado.

quinta-feira, maio 26, 2005

O Princípio do Utilizador Pagador

Discordo da manutenção das SCUTS. Penso que deviam ser introduzidas as portagens em, pelo menos, grande parte delas. Não por que seja grande adepto do princípio do utilizador/pagador que me parece ser a negação da solidariedade e impossível de aplicar como regra, mas apenas porque me parece que as alternativas (ter de arranjar o dinheiroa para as pagar) são mais prejudiciais para o país nesta altura. A alternativa de as pagar com mais impostos sobre os combustíveis é absurda do ponto de vista do crescimento do país.

Mas para quem defenda o princípio aqui ficam umas sugestões que eu aceitava de bom grado:
- Os submarinos serem pagos por quem os utiliza (para fazer política).
- Os Falcon serem pagos por quem viaja neles (incluindo o nosso cardeal).
- Os carros e motoristas.
- etc, etc...

Mais Imposto Sobre Combustíveis?

É uma bola de neve aumentar o importo sobre combustíveis. Parece-me um erro crasso. Mais grave do que o aumento do IVA pois esse incide essencialmente sobre o consumidor final.

Uma Boa Notícia

Acabam as promoções automáticas na função pública (isto a não ser que o governo não tenha força suficiente e acabe por ceder após negociação).
Promoções automáticas não fazem sentido. A única vantagem que eu lhes reconheço é que pelo menos não premeiam a incompetência (como certas regras que por aí andam). Premeiam toda a gente competente ou incompetente, só que ao premiar toda a gente não estão a premiar ninguém.

quarta-feira, maio 25, 2005

O Fernando Gomes Outra Vez?!?

Aumentem-nos os impostos, aumentem-nos a idade de reforma, criem propinas e taxas moderadoras e para cereja no topo do bolo congelem os salários. Tenho a certeza que com maiores ou menores sacrifícios havemos de sobreviver. Mas o Fernando Gomes na Galp? Isso é mesmo necessário? Tenham piedade!!!

PS: E a Fátima Felgueiras na Varig? Boa ideia, não? Agora que vamos ter participação na companhia deve-se arranjar um lugarzinho de administradora...

Perigos de Falar ao Telemóvel Enquanto se Conduz

Pois é, é realmente verdade que é perigoso! Estava a falar ao telemóvel enquanto circulava na A2, distraí-me não vi o carro que vinha atrás de mim e aconteceu... fui multado por excesso de velocidade.

Moral: se estiverem a conduzir em excesso de velocidade não deixem que o telemóvel vos distraia da vossa missão mais importante: estar atentoi aos carros que nos seguem com radares e aos carros parados na berma! E boa condução em excesso de velocidade (não pensem que acredito que não passam dos 120 nas autoestradas).

domingo, maio 22, 2005

10 às 19

Criei um segundo blog (que prevejo tenha ainda menos sucesso do que este) onde colocarei posts relacionados com temática ligada à minha profissão (Tecnologias de Informação,principalmente web-business). Desta forma poderei colocar alguns posts que me recusava a colocar aqui por este ser um blog de desabafo e pouco sério.
Podem encontrálo aqui.

sábado, maio 21, 2005

Choque Tecnológico

Precisei de renovar o Bilhete de Identidade. Obviamente, recorri à obra maior da governação Guterres: a Loja do Cidadão. Liguei-me à net, fui a www.lojadocidadao.pt seleccionei a loja das Laranjeiras, escolhi renovação de BI sem alteração de dados e touché: a senha desejada é a C, estavam 4 cabines a atender, ia no número 322, estavam a chamar o número 102, a média de atendimento era de 3m 12s por pessoa o que chutava a minha vez para daí cerca de 3 horas.
Agradeci mentalmente ao Guterres, não só o facto ia poder tratar do BI ao Sábado como ia ter a minha vida muito facilitada pelas novas tecnologias da informação. Só faltava tirar a senha, aguardar calmamente que passassem as ditas 3 horas e apresentar-me para assinar e sujar o indicador. Só faltava tirar a senha... só faltava tirar a senha... onde raio se tirava a senha? É fácil a senha tira-se na loja do cidadão, dirigi-me lá e esperei 3 horas em pé pela minha vez, tal como previsto e avisado pela tecnologia. Como diria o Sócrates... fiquei chocado.

E para Sobremesa um TAC à Cabeça

Todos sabemos o que acontece quando vamos jantar em grupo com a conta a dividir por todos no final. Desde o prato principal ao wisky, passando pela sobremesa, toda a gente olha para a ementa com um desprendimento com que não olha quando vai pagar a conta sozinho. Num jantar com 50 pessoas aquele wisky de €5 sai a 10 cêntimos e de qualquer das formas já estamos a pagar o vinho caro daquele senhor do canto que mal conhecemos.

Passa-se isto com a nossa relação com o estado. Se fossemos nós a pagar directamente as despesas que reclamamos enquanto cidadãos ou que não evitamos enquanto funcionários públicos e governantes de certeza que as veríamos com outros olhos.
Desde o hipocondríaco que passa o tempo todo a "exigir" aos médicos a repetição de exames caríssimos a todo o tipo de patologias para as quais não tem sintomas credíveis ao autarca que exige uma autoestrada sem portagens todos temos a noção que a dividir por todos custa pouco e ainda por cima o pagamento é diferido: e com sorte é diferido (com muitos juros à mistura) para a geração seguinte.

Com uma grande dose de coragem, gestão competente de cima a baixo e uma mentalidade nova poderíamos todos nós jantar melhor e pagar menos no fim.

quinta-feira, maio 19, 2005


Para o Ano Há Mais... e com o Peseiro.

quarta-feira, maio 18, 2005

Chinese Export

Ouvi uma vez que quando confrontaram um ministro Chinês acerca do facto dos produtos Chineses terem a etiqueta CE apesar de não obedecerem às normas dessa certificação, ele respondeu que para eles CE significava Chinese Export. Até as etiquetas de certificação eles copiam na lógica de contrafacção que seguem.

Vem isto a propósito de ter ouvido que a produção industrial Chinesa cresceu 16% de Abril de 2004 a Abril de 2005, tendo as exportações crescido 30%. São as consequências da entrada da China na WTO e são as consequências do efeito de boomerang dos feitiços que nós ocidentais andámos a lançar brincando a aprendizes de globalizador. Só que ao contrário da época dos descobrimentos, somos nós quem agora compra as missangas.

terça-feira, maio 17, 2005

Manobras Conjuntas

Para comemorar o dia da homofobia as milícias da Beira Alta e Trás-os-Montes efectuarão execícios conjuntos. Para o efeito serão largados vários homosexuais em Viseu.

segunda-feira, maio 16, 2005

Excesso de Velocidade

Tenho meditado muito acerca do que leva os governos a continuar a legislar que nem uns perdidos, sobre tudo e sobre todos, depois de passarem a governos de gestão. Sabem que é ilegítimo, sabem que não tem cobertura legal, sabem que será, muito provavelmente, revogado pelo governo seguinte.
Só encontro uma explicação para o fenómeno: o impulso reformador é tanto, levam tanta energia cinética, que não conseguem parar quando o sinal cai. Por isso tenho uma sugestão: de agora em diante todos os governos deveriam estar obrigatoriamente munidos de ABS (que como todos sabemos é o acrónimo de Algum Bom Senso). Assim não se arriscavam a ver a governação confiscada por 4 anos.

Este governo poderá começar já esta nova fase de legislação segura MAL ENCONTRE A CHAVE DA IGNIÇÃO.

O Candidato da Esquerda

O PS já nem o Manuel Alegre consegue convercer a candidatar-se à Presidência da República. A tal limitação de mandatos que é anti-democrática para todos os cargos menos para o PR está a dar jeito ao PSD. Porque o Sampaio já ganhou uma vea ao Cavaco e , com a esquerda com a expressão que tem actualmente, não tenho dúvidas que ganhava uma segunda vez.
Eu , pelo meu lado, sei quem gostaria de ver como candidato da Esquerda (ou pelo menos do PS) - Vitor Constâncio. Tem o perfil indicado para o cargo. Pena que não acredite que ele esteja para isso...

Bisnagas de Destruição em Massa

A minha mulher deu ao sobrinho uma bisnaga que parece um canhão e é certeira a 8 metros. Se ele tivesse petróleo no quintal esta era uma arma de destruição em massa.

domingo, maio 15, 2005

Grau de Desconfiança

O Expresso apresenta uma lista de profissões ordenadas pela confiança que os Portugueses têm nos que as exercem. Nessa lista as profissoões estão pontuadas de 1 (nenhuma confiança) a 4 (confiança absoluta).
A lista está ordenada (ordem crescente de confiança) da seguinte forma: Políticos em Geral (1,92), Deputados, Advogados, Governo, Juízes, Jornalistas, Primeiro-ministro, Padres, Bancários (2,49), Profissionais de sondagens (2,66), Polícias, Presidente da Républica, Professores do ensino Superior, Professores do Ensino Básico, Médicos, Enfermeiros e Bombeiros (3,32).

Várias curiosidades: à excepção do Presidente da Républica todos os agentes dos diferentes poderes: Legislativo, Executivo, Judicial e Jornalistas (4º poder) têm nota negativa. Os padres também estão classificados com nota negativa. Os funcionários públicos não ficam mal na fotografia.

quarta-feira, maio 11, 2005

Pinheiro suspeito de genocídio de sobreiros

Abel Pinheiro, Nobre Guedes, Telmo Correia e outros acharam que abater 2600 Sobreiros era de imprescindível interesse público. Por essas e por outras é que eu defendo a proibição do consumo de estupefacientes alucinogénicos nos conselhos de ministros.

terça-feira, maio 10, 2005

Angels In America (II)


Quem nunca viu a série é favor ir já ver que eu tenho uma qestão para pôr:
Porque é que o Joe Pitt (o mormon) é o único que não tem direito a redenção no fim?

O que terá levado o Tony Kushner (o argumentista) a fazer desaparecer Joe Pitt não o incluindo na cena final? Até o Roy Cohn teve direito ao perdão. Será que os pecados de Joe são maiores ou ele será apenas um personagem enzima (serve apenas para gerar reacções entre os outros personagens mas o autor não o leva a sério)?

Porque é que o Liedson não Gosta de Jogar Contra o Benfica?

Já na primeira volta Liedson tinha cortado uma jogada com o braço quando estava tapado com amarelos tendo o Sporting de antecipar o jogo da taça para limpar os amrelos do Liedson.

Sim, porque se não foi de propósito aquele senhor precisa de um upgrade ao processador.

domingo, maio 08, 2005

Angels In America


Vi em tempos na televisão o final do 5º (de 6) episódio da série Angels in América. Adorei o que vi e quando encontrei a série à venda comprei e vi. Passei os primeiro 4 episódios a tentar perceber porque tinha gostado tanto do excerto que tinha visto. Estava até um pouco desiludido. Vi hoje os episódios 5 e 6 e perdi todas as dúvidas - a série é excepcional.
A quem interessar Angels in America está disponível para aluguer (pelo menos no Blockbuster).

Deixo um excerto do final que eu tinha visto. Para quem nunca viu a série Roy está a morrer de SIDA e tem alucinações e Belize é o enfermeiro que lhe dá apoio durante a noite.

Roy Cohn: [under the impression that Belize is the Angel of Death] Let me ask you something, sir.
Belize: [going along with it] "Sir"?
Roy Cohn: What's it like? After?
Belize: After...?
Roy Cohn: This misery ends?
Belize: Hell or heaven?
[Roy indicates "Heaven" through a glance]
Belize: Like San Francisco.
Roy Cohn: A city. Good. I was worried... it'd be a garden. I hate that shit.
Belize: Mmmm. Big city. Overgrown with weeds, but flowering weeds. On every corner a wrecking crew and something new and crooked going up catty corner to that. Windows missing in every edifice like broken teeth, fierce gusts of gritty wind, and a gray high sky full of ravens.
Roy Cohn: Isaiah.
Belize: Prophet birds, Roy. Piles of trash, but lapidary like rubies and obsidian, and diamond-colored cowspit streamers in the wind. And voting booths.
Roy Cohn: And a dragon atop a golden horde.
Belize: And everyone in Balencia gowns with red corsages, and big dance palaces full of music and lights and racial impurity and gender confusion. And all the deities are creole, mulatto, brown as the mouths of rivers. Race, taste and history finally overcome. And you ain't there.
Roy Cohn: And Heaven?
Belize: That was Heaven, Roy.
Roy: The fuck it was.

Sessenta Anos sem Guerra

A Europa Ocidental está à 60 anos sem guerra. Claro que muitos desses países estiveram de alguma forma envolvidos em guerras nestes 60 anos, desde as guerras coloniais, às participações esporádicas em guerras como as Malvinas ou o Iraque, mas todas fora do território que compõe a actual União Europeia.

Sessenta anos sem guerra têm de deixar marcas. Para o bem e para o mal são cada vez mais as pessoas que só "conhecem" a guerra através de filmes, jogos e documentários. E não conhecer a guerra dá-nos a sensação de que a Paz é um dado adquirido, tal como a Liberdade e uma grande dose de Direitos Humanos.

A guerra tem mais encanto quando é virtual. Os espanhois perceberam isso depressa. Aos primeiros rebentamentos mudaram de vida e mandaram a guerra de volta para o noticiário das 8. Foram cobardes? Cometeram um erro no longo prazo? Talvez, mas estas avaliações também ganham perspectiva com o distanciamento, espacial ou temporal. Para um soldado britânico (mesmo que voluntário) a guerra no Iraque tem de certeza uma prioridade maior do que a 11ª posição para que os eleitores do Reino Unido a relegaram na classificação de importância nos temas em debate.

Em 60 anos passámos de constantes conflitos territoriais para lutas por fundos da PAC ou fundos de convergência numa macroestrutura que caminha rapidamente para um modelo federalizador de toda a Europa. E até a guerra está (trans)vestida de paz e os exércitos de forças de segurança. É assim que temos forças de manutenção de paz, polícias do mundo,etc.

Independentemente de todas as considerações estamos melhor assim e temos razões para comemorar estes 60 anos.

sábado, maio 07, 2005

Excesso de Zelo

O zelo com que os nossos juizes cuidam da justiça em Portugal não tem limites. O zelo e o altruísmo.

Os nossos juízes tendo 2 meses de férias judiciais aproveitam-nas para trabalhar. Mais ainda, aproveitam para trabalhar ainda mais. Sem o empecilho do funcionamento dos tribunais, os juízes conseguem trabalhar mais do que durante o periodo de trabalho.

Mas o altruismo vai mais longe. Perante a hipóteses de "sabotagem" do funcionamento dos tribunais mantendo-os abertos, os juízes defendem o seu direito a trabalhar durante as férias sacrificando, através da greve, aquilo que os carecteriza. Por nós avançam para a greve de zelo.

Em Terra de Cegos...

Depois da onda delirante de demagogia e populismo autofagicos do anterior governo, depois de uma direcção do PS que se deixou embrulhar no escandalo da Casa Pia, a nova vaga de líderes conseguiu uma coisa inédita: pela primeira vez em 20 anos de existência do painel do Expresso todos os líderes têm apreciação positiva.
Uns dos líderes são novos e ainda não tiveram oportunidade de provar nada, enquanto que outros têm andado em low profile mas os erros no passado recente foram tantos e as expectativas estão tão baixas que os novos líderes sobressaem. Além disso o Benfica vai à frente do campeonato, Sporting e Porto ainda o podem ganhar e o Sporting está na final da Taça UEFA, os impostos não subiram e o limite do défice não é para cumprir. Está tudo bem no rectangulo Luso.

A Última Revienga

Morreu Jorge Perestrelo.
Eu costumo dizer que se o meu rádio viesse sintonizado na TSF não precisava de botão de sintonização - ou oiço TSF ou desligo o rádio. E habituei-me a ouvir relatos na TSF ao ponto de aprender que muitas vezes a emoção do relato é superior à emoção do próprio jogo. E isso aprendi-o com o Jorge Perestrelo e com o Fernando Correia. Jorge Perestrelo já não está entre nós, vou sentir falta e o football português ficou a perder.

terça-feira, maio 03, 2005


Sem Comentários

Buracos

Segundo o Publico de Hoje

---
A Câmara do Porto decidiu hoje, em sessão privada, retomar as obras do túnel de Ceuta, de acordo com uma recomendação da assembleia municipal, depois de o Ministério da Cultura ter embargado os trabalhos por estarem a prejudicar o Museu Nacional de Soares dos Reis.
---

Não haverá nenhum túnel que corra bem? O do Marquês de Pombal parece uma montanha russa e ainda não está aprovado pelo LNEC (e se nunca aprovar o cruzamento com o metro?), o da Praça do Comércio continua com água (para quando?), CRIL nunca foi fechada porque o IPPAR vetou o tunel que deveria atravessar Benfica (por cortar um troço do Aqueduto das Águas Livres).

domingo, maio 01, 2005

Superliga

Por falar em estatísticas, alguem sabe onde posso obter estatísticas de ataques, remates, Penalties e livres? Porque (e não resisto a deixar extravasar o meu sportinguismo) sendo o sporting a equipa com mais ataques e mais remates parece-me que será das que de menos livres e penalties beneficiou.

PS: O que terá passado pela cabeça do arbitro no golo do Porto?