terça-feira, março 29, 2005

I'm Just an Ordinary Guy Who Has Nothing Left to Lose

Revi ontem o "American Beauty". O filme dá muito que pensar e os diálogos são uma delícia. Quem nunca viu largue tudo e corra para o clube de vídeo, para quem já viu aqui ficam transcrições de umas passagens:


[Brad Dupree foi contratado paar proceder ao downsizing da empresa onde Lester Burnham trabalha. Brad pediu a Lester que fizesse uma descrição das suas funções por forma a ser avaliado. Brad chama Lester e lê a descrição de funções]

Brad: "My job consists of basically masking my contempt for the assholes in charge, and, at least once a day, retiring to the men's room so I can jerk off while I fantasize about a life that doesn't so closely resemble Hell." Well, you have absolutely no interest in saving yourself.
Lester: Brad, for 14 years I've been a whore for the advertising industry. The only way I could save myself now is if I start firebombing.


[Lester negoceia a indeminização para sair ameaçando contar o que sabe irregularidades que conhece. Mesmo assim Brad não parece muito convencido]

Lester: Then I guess I'll have to throw in a sexual harassment charge.
Brad: Against who?
Lester: Against YOU. Can you prove that you didn't offer to save my job if I let you blow me?
Brad: Man, you are one twisted fuck.
Lester: No, Brad; I'm just an ordinary guy who has nothing left to lose.


[Lester depara-se com uma oferta de emprego na amburgaria Mr. Smiley's onde se candidata a um emprego a grelhar amburguers]

Mr. Smiley's Manager: I don't think you'd fit in here.
Lester: I have fast food experience.
Mr. Smiley's Manager: Yeah, like twenty years ago!
Lester: Well, I'm sure there have been amazing technological advances in the industry, but surely you must have some sort of training program. It seems unfair to presume I won't be able to learn.

Smile, your're at Mr.Smiley's

Só Temos de os Pôr a Cavar

No Expresso do último fim de semana vinha um artigo em que se dizia que a relação entre agricultores no activo e funcionários do Ministério da Agricultura era de 1 para 4. Ou seja, existe um funcionário do Ministério da Agricultura por cada 4 agricultores no activo.

Comentando este valor com uma funcionária de uma associação de agricultores ela respondeu-me indignada que não era verdade:
-São mais do que os agricultores... e não fazem nada...

Pensando bem, 1 para 4 nem é assim tão mau. Uma vez que o governo já veio confirmar que não procederá a despedimentos só têm de ir dar uma ajudinha para o campo...

76 Novos Blogues por Dia

Retirado do DN de Hoje

"O universo dos blogues do Sapo, um serviço lançado há menos de um ano e meio, soma já perto de 37 mil blogues activos, sendo que não são contabilizados os 'adormecidos', aqueles que não são actualizados há mais de três meses. Em média, o servidor da PT recebe 76 novos blogues por dia, geridos na sua maioria por mais de um autor. Os temas de fundo e os tipo de registo são diversos mas a grande maioria centra-se na actualidade [...]"

A concorrência aperta...

Serviço Público

Segundo director do canal 2, Manuel Falcão, terá confirmado ao DN a "Grande Loja Regular de Portugal (maçónica) poderá vir a ser uma das próximas parceiras a assinar protocolo com a 2".

Serviço público, sim senhor...

sábado, março 26, 2005

The Life Aquatic with Steve Zissou


Depois de ter gostado imenso do "The Royal Tenenbaums" fui ver o último filme de Wes Anderson: "The Life Aquatic with Steve Zissou". Uma brincadeira à volta dos documentários de Jacques Cousteau.

Trata-se um filme para quem goste de filmes bem dispostos, com um elenco fantástico, em que todos parecem estar a trabalhar por gosto e em que quase conseguimos intuir as gargalhadas que devem ter sido dadas durante a rodagem.
O elenco inclui Bill Murray (que apesar de recuperado em "Lost in Translation" e de já vir a fazer papeis interessantes - incluindo a participação em "The Royal Tenenbaums" - continua a ser visto como "aquele gajo do Ghostbusters"), Cate Blanchett, Anjelica Huston, Willem Dafoe e Jeff Goldblum. Todos fantásticos. Inclui ainda um actor/cantor brazileiro "Seu Jorge" que, com a sua viola, vai cantando, à laia de banda sonora, temas de David Bowie adaptados para português.

Em termos de estética este "Life Aquatic..." é um achado, inclui um cenário tipo "casa de bonecas" em formato de barco que permite cenas hilariantes e as cenas subaquáticas acrescentadas por animação estão mais próximas de um "screen saver" do que de um documentário de Cousteau.
Este tipo de cenário "fantasioso", que podemos encontrar por exemplo em filmes de Jean Jeunet ou de Tim Bourton, por oposição ao pseudo-hiper-realismo do cinema de Hollywood (em que quando dois carros colidem a explosão é tecnicamente perfeita mas todos sabemos que se os carros explodissem sempre que colidem já não teríamos carros em Portugal) enche-me as medidas.

Um aviso: tenho lido muitas críticas más a este filme que, é fácil perceber porquê, não é para toda a gente. Eu gostei muito.

sábado, março 19, 2005

Mega Embrulhada

Mariano Barreto (treinador do Marítimo - 6º classificado da superliga) demitiu-se por ter sido envolvido por Catalina Pestana no Processo Casa Pia. Esta notícia suscita-me várias inquietações:

1. Pode ser que consigamos agora fundir os mega-processos Apito Dourado e Casa Pia (o marítimo tem sido investigado em relação ao processo Apito Dourado, existem envolvidos conhecidos por bibi em ambos os processos e a Casa Pia tem um clube de football - este conjunto de factos só por si constituem já uma prova mais sólida do que a maior parte das que têm vindo a lume em qualquer dos dois processos). Esta fusão de processos traria inúmeras vantagens, entre elas:
1.1. Podemos acusar e condenar o Carlos Silvino também por toda a corrupção e demais ilegalidades do football português, limpando nomes como Pinto da Costa, Valentim Loureiro e demais suspeitos. Duma só cajadada faz-se justiça, evitam-se ondas e mantém-se o status quo. Com sorte damos também por resolvidas as incómodas dívidas ao fisco e a trapalhada do Toto-Negócio.
1.2. O Presidente do Sporting deixa de ser o único a fazer figura de urso ao culpar o sistema por tudo o que acontece. Poderemos ver os advogados de Carlos Cruz ou de Jorge Rito a culpar o sistema pelos abusos aos alunos da Casa Pia.
1.3. Poupam-se imensos recursos:
1.3.1. Juntando os dois processos poupamos em esforço do sistema judicial contribuindo para o objectivo de seis meses de férias judiciais por ano.
1.3.2. Os media podem poupar nas equipas de "reportagem" à porta de casa dos intervenientes, no trajecto, a inquirir "cidadãos anónimos" e até se poupam umas tantas fontes anónimas.
1.3.3. Poupamos todos nós em disponibilidade de espírito pois sabemos como vai acabar não um mas dois mega-processos – com a prisão do Carlos Silvino.

2. Fica mais uma vez provado que abusar de Crianças da Casa Pia faz mais pela carreira do que entrar para a Maçonaria. Tirando o Carlos Silvino que era angariador, todos os outros envolvidos são pessoas de grande projecção mediática e/ou de grande sucesso na carreira.
2.1. Aliás o lobby é tão poderoso que basta falar ao telemóvel com um colega de governo de um suspeito não indiciado de abusos a crianças da Casa Pia para se chegar a Presidente da República.

3. Isto começa a lembrar o caso Roswell. Há 30 anos que se ouve falar no assunto, toda a gente sabe que os americanos têm extraterrestres em seu poder, existem filmes e fotografias, mas nunca foi apresentada uma única prova. O trágico é que neste caso parece não haver dúvidas que existem vítimas (e muitas).

4. Ou alguém tira rapidamente uns coelhos da cartola ou não pode ficar pedra sobre pedra no sistema judicial português. Todos os dias se atira mais um nome para a lama e tudo isto me parece (espero estar errado) tão inconsistente que só pode acabar mal. E nesse caso teremos, todos nós, abusado destas crianças mais uma vez. E teremos feito mais umas vítimas pelo caminho...

quarta-feira, março 16, 2005

Uma Pérola no 'Mar Salgado'

Encontrado no Mar Salgado:

------
P.S. - MENSAGEM DO LÍDER: "Camarada! Sabes lavar, cozinhar, esfregar, aspirar, engomar e servir à mesa? Junta-te às mulheres socialistas!"
------

Porque para o governo, sem preconceitos, após pesquisa exaustiva, Sócrates só encontrou 6 mulheres com competência.

Desabafo by JPP

Excerto do Abrupto do Pacheco Pereira

--------
14.3.05

20:15 (JPP)
FALTA DE …., OLHEM, FALTA DE TUDO

de sentido de estado, de boa educação, de respeito mínimo por todos.
É o que significa esta história da Câmara de Lisboa.
--------

Paul Blanc

Se ainda fosse necessário provar que o que falta a Portugal não é só quem tenha iniciativa mas principalmente as condições, o Centre National de la Cinematographie acaba de anunciar que a empresa com maior volume de produção cinematográfica em França em 2004 foi a Gémini Films do Paulo Branco.
Entre as sete longas-metragens produzidas por Paulo Branco em 2004 estão "Os Tempos que Mudam", de André Téchiné, e "Eros Terapia", de Danièle Dubroux.

Monte Kilimanjaro Sem Neve e Gelo

Segundo o público de hoje:

"O monte Kilimanjaro está sem neve e gelo pela primeira vez nos últimos 11 mil anos. Segundo a organização Climate Change, que distribuiu a fotografia aos ministros da Energia e do Ambiente [fotografia reproduzida no público] que estão reunidos em Londres para discutir as alterações climáticas, este facto confirma a rápida mudança em curso sobre o maciço vulcânico, que tem 5892 metros e está situado entre o Quénia e a Tanzânia."

Esperemos que o aumento do preço do petróleo faça pelo ambiente o que nem o Protocolo de Quioto parece conseguir fazer: forçar o desenvolvimento de energias renováveis.

Guerra ao Terrorismo e Direitos Humanos

Num artigo de opinião de Sarsfield Cabral hoje no DN podemos ler em relação ao comportamento dos EUA na "Guerra ao Terrorismo":

A violação de direitos fundamentais manifesta-se na prisão por tempo indefinido e sem culpa formada de suspeitos de terrorismo, a quem é negado advogado. Qualquer um pode ser considerado suspeito, sem hipótese de se defender. É o reino da arbitrariedade, aceite por supostos adeptos do Estado limitado. Há também o recurso à tortura. Rumsfeld aprovou métodos de interrogatório contrários à Convenção de Genebra, tratado que Washington não aplica aos suspeitos de terrorismo, apesar de se dizer em guerra contra os terroristas. E os EUA não só mantêm prisioneiros clandestinos, fora de qualquer controlo judicial, como enviam presos para países onde a tortura é corrente. Disse o general americano responsável pela prisão de Abu Grahib (onde até havia crianças) "Não me importo se estamos a prender 15 mil civis inocentes. Estamos a ganhar a guerra."

Esta é uma questão primordial que tem sido muito esquecida. A defesa dos Direitos Humanos tem de ser feita respeitando os Direitos Humanos. A "guerra ao terrorismo" deve ser vista como uma luta pelos Direitos Humanos, logo pela Civilidade.

Para leitura adicional recomendo uma passagem pelo site da Amnistia Internacional onde se encontra vasta documentação sobre os assuntos e sobre Direitos Humanos em geral, nomeadamente este relatório.

Défice Reduz em Fevereiro

Segundo o Público:

"O défice orçamental do subsector Estado em Fevereiro desceu 36,7 por cento face ao mesmo mês do ano passado, para 388,8 milhões de euros, anunciou hoje a Direcção-Geral do Orçamento (DGO) no seu endereço electrónico."

Parece que terá algo a ver com diferentes formas de contabilização mas não consigo deixar de notar a conincidência com o "vazio de poder". Se calhar devíamos tentar estar mais tempo sem um governo em plenas funções.

terça-feira, março 15, 2005

O Poder e o Telefone

Ivan no Blog a "A Praia" diz:

"O poder é o lugar onde não se atende o telefone."

Nestes dias como gostaria de ser poderoso.

Sentido de oportunidade...

sábado, março 12, 2005

Freitas, A Voz do Deserto

Recomendo a leitura da entrada de dia 10 "Freitas não devia ter visto ser retirado da sede do PP o seu retrato" no blog Voz do Deserto. Uma visão muito mais interessante da questão do que a adoptada pelo PP.

Sócrates e as Mulheres

Parece que, passada a eleição já podemos referir o famoso boato sobre o Socrates que, embora do conhecimento de toda a gente, nunca era discutido abertamente.

Para grande espanto meu o eleitorado português, ou por não acreditar no boato ou por matoridade da nossa democracia, o boato parece não ter influenciado o resultado das eleições. Se algum resultado houve do boato parece-me que terá sido o descrédito de quem se tentou aproveitar dele.

Terá a sociedade portuguesa ultrapassado as barreiras dos preconceitos? Olhando para o novo governo parece que não. Em todo o governo temos apenas 6 mulheres. Segundo Socrates porque não encontrou mais mulheres competentes para integrarem o governo. Parece que para ser governo em Portugal o grande problema é ser mulher. Porque se o povo português parece ter ultrapassado a homofobia que penso o caracteriza continuamos a considerar as mulheres menos competentes, ou pelo menos, menos merecedoras da nossa confiança para cargos de topo.

Embora não sejam politicamente correctas, apoio as cotas para mulheres. Penso que o afastamento das mulheres de alguns cargos políticos tem a ver, também, com fenómenos de camaradagem que excluem as mulheres. Penso que a introdução artificial de mulheres na política levaria a prazo ao surgimento natural de mulheres a assumir papeis mais relevantes e estou certo que Socrates conseguiria encontrar um conjunto de mulheres pelo menos tão capazes como os homens escolhidos.

Parece que afinal o preconceito sempre afasta do governo. Só que não é nas urnas.

sexta-feira, março 11, 2005

Jorge Coelho na Quadratura do Círculo

Jorge Coelho vai substituir José de Magalhães na quadratura do círculo. Aqueles que como eu seguem regularmente esse programa já mereciam esta atenção. É que a paciência tem limites...

Infelizmente a razão é a ida de José de Magalhães para o governo - para secretário de Estado do Ministério da Administração Interna. Espero estar enganado mas não me lembro de uma ideia nova de José de Magalhães. E para dizer que sim já lá estão muitos.

Esperemos que Jorge Coelho seja capaz de mostrar outro distanciamento e não alinhamento em relação ao PS que lhe permitam fazer comentário/crítica válidos. Eu teria preferido, por exemplo, Manuel Maria Carrilho.

quinta-feira, março 10, 2005

Meia de leite, Super

Outra crónica genial do Fernando Alves na TSF: Meia de leite, Super.

Mais uma crónica do Fernando Alves a não perder!! Aconselho vivamente a audição diária - nas ondas da rádio ou em http://www.tsf.pt/.

Sampaio para um Terceiro Mandato*

Li algures o seguinte:

"Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente pelas mesmas razões..."

Felizmente o nosso Presidente tem-se mostrado uma excepção a esta regra. No 9º aniversário do seu mandato aqui ficam os meus parabens.

* Sou pela limitação de mandatos, este título deve ser encarado como uma provocação.

quarta-feira, março 09, 2005

Primeiro-Ministro do Kosovo Detido pelo TPI

Ramush Haradinaj primeiro-ministro demissionário do Kosovo encontra-se detido pelo TPI (Tribunal Penal Internacional) sendo suspeito de crimes de guerra. Tendo tido conhecimento da acusação que pendia sobre ele, Ramush Haradinaj demitiu-se do governo e entregou-se à custódia do TPI.

Foi sem dúvida uma acto louvável. O TPI não tem uma "polícia internacional" que faça cumprir os seus mandados de captura que, portanto, podem ter pouca eficácia.

O TPI é uma forma diferente de tentar "implementar" uma jurisdição global. Longe dos métodos utilizados pelos EUA e não só - EUA que não ratificaram o Tratado que deu origem ao TPI e que exigiram dos outros países cláusulas de excepção para os seus cidadãos - o TPI tenta garantir a impunidade evitando a justiça dos vencedores.

Esta ideia tem muitos detratores, mesmo entre aqueles que não lhe tentam fugir. Há quem defenda que o combate à impunidade dificulta o abandono de funções por parte de tiranos. Enquanto estiverem em funções estão mais protegidos.


Pelo menos por enquanto penso que o balanço tem sido positivo, e sempre me senti motivado por utopias. É portanto com agrado que vejo mais um suspeito de crimes de guerra ser acusado e julgado.

O Circo Regressa à Cidade

Pois é, parece que lá vamos apanhar com o Santana outra vez. Mas Lisboa resistiu ao Terramoto deve resistir ao Santana...

terça-feira, março 08, 2005


O Bem e o Mal

Dia Mundial da Mulher (Foto: Abedin Taherkenareh/EPA - Retirada do Público)

Retrato Fiel

Fonte bem informada garantiu-me que por forma a compor a estética da sala e como prova de gratidão pela fidelidade a toda a prova, o espaço deixado vago na parede no Largo do Caldas pela remoção do retrato do Fundador do CDS será preenchido aumentando o retrato do re-fundador do partido e fundador do PP - Manuel Monteiro. Com ele o partido pode sempre contar!

segunda-feira, março 07, 2005

Portugal e a Suécia

Vale a pena ler estas linhas retiradas da coluna 100% do Niculau Santos na última edição do Expresso.

"O REGIME Geral da Função Pública em Portugal é constituído por dois grossíssimos volumes, com mais de 1500 páginas cada um, a que se segue um conjunto de opúsculos, que vão sendo publicados, o último dos quais data de 25 de Setembro de 2002 - e o primeiro decreto, ainda em vigor, remonta a 2 de Março de 1929! No total, são mais de 4000 os artigos que regulam as carreiras, promoções, subsídios de Natal e de férias, regime de doenças e de requisição dos 700.000 funcionários públicos portugueses.

Em contrapartida, o mesmo regime na Suécia é regulado por uns singelos 42 artigos, que cabem numas modestíssimas quatro páginas em formato A5(...)

No nosso país há cerca de 2300 categorias profissionais (contra 300 na Suécia), algumas delas estranhíssimas. No Ministério da Agricultura existem as carreiras/categorias de maioral, de cocheiro, de perceptor e de maquinista desinfectador - sendo de referir a grande especialidade dos verificadores, já que existe o verificador-chefe, verificador principal, verificador de 1ª e de 2ª classe e verificador auxiliar de 1ª classe e 2ª classe!"

Palavras para quê?

sábado, março 05, 2005

Assim é garantido

Pois é, parece que os EUA continuam com a mesma estratégia para caçar terrorista no Iraque. Disparam sobre tudo quento mexa.

Lembra-me um algoritmo de reencaminhamento de pacotes (de dados) de utilização militar que li em tempos. De sujestivo nome Inundação, em vez de procurar um bom caminho, este algoritmo envia sempre os pacotes em todas as direcções. Embora encontre sempre o caminho mais curto, tem como inconveniente que a rede fica inutilizada por uns tempos após o envio da mensagem.

Será mais do que coincidência serem ambas as estratégias (enviar em todas as direcções e disparar sobre tudo o que mexa) de origem militar?

De qualquer das formas desta vez a vítima foram os Italianos (a jornalista Giuliana Sgrena a quem não bastava ter sido raptada e mantida em cativeiro sob constantes ameaças foi atingida num ombro e um agente foi morto). Este último nem que quisesse, numca será terrorista - isso está garantido.

Mesmo sem discutir a legitimidade (não há guerras limpas) este "algoritmo" tem o inconveniente de, tal como com o Inundação, também o Iraque ficará impraticável após a limpeza dos terrorista, se é que ela alguma vez será obtida.

Um governo de oposição?

O PS tem chegado ao governo por contraste com o PSD. Desde o governo do bloco central em que o PS assumiu a necessidade de recuperação do país, que mais do que as propostas o estilo e actuação do PS parecem ser resposta ao estilo dos diferentes governos PSD.

Refiro-me ao facto de o governo Guterres ter aparecido sob a bandeira do diálogo por oposição à arrogância de Cavaco Silva. Em vez da oposição esquerda/direita tivemos um confronto de estilos. Claro que Guterres também afirmava a solidariedade, supostamente um valor da esquerda, mas fazia-o mais por contraste com o liberalismo vincado de Cavaco.

Agora Sócrates parece querer substituir as ideias e projectos por uma discrição e "pose de estado" que contrastem com Pedro Santana Lopes. Um chega para lá à comunicação social em vez da presença constante. Esperemos que Sócrates também queira marcar a diferença em relação à incompetência que infelizmente tem abundado desde que me lembro.

Claro que se pode afirmar que Durão Barroso centrou a sua actuação no défice por ser um ponto fraco do governo Guterres, actuando de acordo com a mesma lógica de contraste mas, para o bem e para o mal, não devo ter de me preocupar com a forma como o PSD governa nos próximos anos.

Estarei a ser injusto com Sócrates? Espero que sim...

Million Dollar Baby ( ***** )

Ontem fui ver o "Million Dollar Baby" do Clint Eastwood. Quem me conhece diz que eu não gosto de nenhum filme e que sou muit crítico. Bem, gostei deste.

Melhor filme? Não sei não os vi todos (para dizer a verdade tenho visto poucos) mas que é muito bom é.

Melhor realizador? É capaz. Gostei muito da forma como todo o filme é contado e filmado, mas principalmente da direcção de actores. As representações são muito contidas e quem já viu o filme sabe que têm terreno para descambar no drama e na "lamecheira".
O Clint Eastwood tornou-se um daqueles realizadores que são selo de qualidade.

Melhor actriz? A Hilary Swank está muito bem. Tinha gostado muito dela no "Boys don't cry" e voltei a gostar muito. Mas não enche o ecrã como o Sean Penn o tinha feito no "Mystic River" e na minha opinião está uns furos abaixo do Morgan Freeman.

Melhor Actor Secundário? Bem capaz. Este homem não sabe representar mal e fez mais uma vez um papel excelente. Ele faz parte daquele conjunto de actores que tem vindo a ficar cada melhor com a idade, entre eles o próprio Clint Eastwood, Sean Conery, Donald Sutherland, Michael Caine, Robert Duvall.

Ultimamente tenho visto filmes, ontem vi cinema!

quinta-feira, março 03, 2005


Onde por o talão do estacionamento?

Suporte informático

Gripe das lagartas - altamente contagiosa

Ao telefone

Uma questão de distância

O PSD manteve os deputados que já tinha pelos circulos da emigração. Está visto que o Santana é menos absurdo quando visto à distância.

Quero o meu voto de volta

De acordo com um jornal diário (penso que o publico) António Vitorino estará a preparar-se para ir para a privada. Dado o notório empenho dado por ele à campanha do PS, tendo inclusivamente redigido o programa, era espectável que ele se mantivesse ligado à solução PS. Para mais com o resultado obtido.
Se o António Vitorino for para a privada eu quero o meu voto de volta com base em publicidade enganosa.

terça-feira, março 01, 2005

Vergonha

Retirado de Expresso desta semana:

"TORTURA
PJ espanca mãe de criança assassinada
OITO elementos da Polícia Judiciária - dois da subdirectoria de Faro e seis da DCCB - estão indiciados num inquérito por tortura, suspeitos de terem agredido Leonor Cipriano, a mulher de Portimão que alegadamente terá morto a filha, Joana."

Se as imagens arrepiam (e não é pouco) a descrição (a ser verdadeira) é típica de ditaduras do terceiro mundo... Pensava que já tinhamos passado para a fase seguinte... Estava enganado...

Morreu Peter Benenson

O fundador da Amnistia Internacional, Peter Benenson, morreu com 83 anos. O mundo ficou mais pobre. Para quem quiser ler mais sobre ele aqui fica um link disponível:
http://news.amnesty.org/index/ENGORG100022005

Segundo o Publico:
"Um acórdão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, aprovado hoje com cinco votos a favor e quatro contra, determina que a aplicação da pena de morte a pessoas que cometeram crimes antes dos 18 anos de idade é inconstitucional."

Os EUA vão deixar de executar pessoas por crimes cometidos na menoridade - teria sido um bom tributo a Peter Benenson.

Aviso à Navegação

Nunca mantive um diário, escrevo pouco e não leio blogs regularmente. Só pode resultar mal...
Porque o faço? Porque penso passar a ter algum tempo livre, pelo desafio, porque não tenho nada a perder e "porque não?"